segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

malta

MaltaMalta

Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: La Valeta
Superfície total: 316 km²
População: 400 000 habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país: maltês , inglês
MaltaDetalhes do mapa - clicar no mapa
Malta é um arquipélago constituído por sete ilhas do Mediterrâneo, das quais só as três maiores (Malta, Gozo e Comino) são habitadas. O terreno é pouco acidentado e rochoso, com um litoral de falésias.
Situada no centro do Mediterrâneo, Malta foi desde sempre um espaço de convergência de várias civilizações, com uma história milenar. Habitado desde cerca de 5200 a.C., o país foi palco de uma importante civilização pré-histórica anterior à chegada dos fenícios, que deram à ilha principal o nome de Malat , que significa “porto seguro”. Durante alguns séculos, as ilhas foram sede da Ordem dos Cavaleiros de São João do Hospital, tendo depois feito parte do Império Britânico. Malta tornou-se independente em 1964.
O Governo maltês é presidido pelo líder do partido que disponha de uma maioria de deputados na Câmara dos Representantes ou, em maltês, Kamra tar-Rappreżentanti.
A língua nacional é o maltês, que faz parte da família de línguas semíticas, que inclui o árabe. O inglês também é língua oficial e muitos malteses também falam italiano.
O turismo é uma actividade económica importante em Malta, mas observa-se igualmente um crescimento do sector dos serviços.
Na cozinha tradicional maltesa destacam-se as sopas (minestrone , sopa de peixe), os pratos de massa e pastelaria. Os pratos recheados também são típicos, sendo o Stuffat Tal-Fenek (estufado de coelho) um prato nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário